Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

[COLUNA] OS NOMES DE DEUS – ADONAI

Chegamos ao último nome de Deus dessa série. Somente da série, pois existem outros nomes importantes, como os do novo testamento, que não vamos explorar aqui. Hoje vamos encerrar falando sobre Adonai. Esse também é um nome bastante utilizado no antigo testamento, e como já vimos, aparece repetidas vezes junto com Yahwehsendo traduzido como “Senhor Deus”. Mesmo tendo semelhanças de significado esse é um nome que passa uma revelação de Deus mais próxima e íntima. Vamos lá!

Adonai vem da raiz “adon” que significa senhor, dono, possuidor ou governador. Adon é sua forma singular e é usada para se referir ao senhorio humano (Ex 21:5) e até por esposas num tratamento mais respeitoso para com seus maridos (Gn 24:12). Adonai está no plural e é usado dessa forma para se referir a Deus. A tradução ao pé da letra seria “meus senhores” e assim como Elohim, esse é um nome que já nos revela uma ideia da trindade de Deus. No revela o Pai, Filho e Espírito Santo como senhores sobre tudo e todos.

A primeira ocorrência desse nome está em Gênesis 15:2 quando Abrão diz: “SENHOR (Adonai) Deus (Yahweh), que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?”. Abraão se sentia desprotegido, sem filhos, e se dirige a Yahweh como Adonai, o seu protetor e provedor. O termo, assim como ou outros, revela um Deus que é dono e governador soberano sobre toda a criação. Isso fica bem claro quando Adonai (Senhor) vem acompanhado da expressão “de toda a terra” como podemos ver nos exemplos dos seguintes textos:

“Os montes derretem como cera na presença do SENHOR (Yahweh), na presença do Senhor (Adonai) de toda a terra.” (Salmos 97:5)

“Eis que a arca da aliança do Senhor (Adonai) de toda a terra passa o Jordão diante de vós.” (Josué 3:11)

“Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor (Adonais) de toda a terra.”(Zacarias 6:5)

Por ser usado também para se referir ao governo e posse humana o nome Adonai tem uma revelação mais pessoal de Deus para com seu povo. Fica mais claro na comparação com senhores que possuíam e governavam servos, terras e animais que Deus é esse Senhor que cuida bem e de perto do que é seu. É um senhor zeloso que está trabalhando para manter sua posse a salvo de ladrões e lobos. É aquele que cuida e mantém seus servos, que os protege e incentiva ao trabalho. Adonai é esse Senhor perfeito e chefe da casa que governa soberanamente para o bem dos seus servos. Pode ser comparado até mesmo como aquele marido que ama, cuida, sustenta e protege sua esposa com todo carinho e dedicação. Deus é o Adonaipresente entre nós.

Para encerrar, só existe um único caso onde o termo é usado no singular para se referir a Deus. Salmo 110:1 diz:

“Disse o SENHOR (Yahweh) ao meu Senhor (Adoni): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”

O termo que aparece aqui é “adon” (forma no singular) mais o sufixo “y” que significa “meu”, por isso a tradução meu Senhor. Podemos ver aqui que o nome se refere a uma das pessoas da trindade, Jesus, e por isso está sendo usado no singular. É uma passagem messiânica onde Deus Pai (Yahweh) está conversando com Deus Filho (Adoni). Essa é uma revelação da Palavra de um Jesus que nos comprou com seu sangue e entregou a vida para nos ter como seu povo. Somos posse dEle! Morreu, mas ressuscitou e hoje possui, governa, cuida e protege pessoalmente sua Igreja, da qual é o chefe e cabeça. Revela também um Jesus assentado num trono soberano de onde governa inclusive seus inimigos, assim como toda a criação. O próprio Jesus e os apóstolos entenderam e usaram essa passagem (Mt 22.44; At 2.34-35) para representar esse salvador que não apenas salva, mas governa tudo para o bem daqueles que o amam. Esse é o nosso Deus! Esse é o nosso Jesus! Esse é o nosso Adonai!

Espero que os textos tenham servidos para conhecermos e entendermos mais sobre quem é o nosso Deus e como ele age soberanamente sobre a criação e seu povo escolhido. Espero que possamos olhar para nossas vidas e ministérios e enxergar em tudo o Elohim poderoso, criador, alto e maior do que tudo. O YAHWEH fiel, eterno, imutável e incomparável. E o Adonai cuidadoso, protetor, provedor e dono de tudo. E que todo esse conhecimento se reflita numa vida mais satisfeita nesse Deus e assim o glorificando ainda mais por quem Ele é!

Soli deo Gloria!


Fonte: Evangelho Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário