A guerra entre o apóstolo Valdemiro Santiago e o bispo Edir Macedo levará a Igreja Universal a desembolsar aproximadamente R$ 60 milhões por mês para pagar aluguéis de horários na televisão.
Após o anúncio de que a Band teria aceitado a proposta da Universal para ocupar os horários da madrugada no canal e 22 horas diárias na Rede 21, veículos de imprensa especializados em assuntos da televisão começam a divulgar os valores envolvidos na transação.
De acordo com Lauro Jardim, colunista da revista Veja, a Band receberá aproximadamente R$ 140 milhões da igreja liderada pelo bispo Edir Macedo, o que equivale a cerca de 15% do faturamento anual da emissora.
A informação também foi divulgada por Keila Jimenez, que detalhou os custos da Igreja Universal. Segundo a jornalista da Folha de S. Paulo, serão R$ 7 milhões por mês pelo aluguel do horários no canal 21 e R$ 4 milhões pelas madrugadas da Band, que antes de Valdemiro, eram ocupadas por Silas Malafaia.
Se somados os R$ 41 milhões que o mercado especula que a Universal destine às 32 horas semanais na TV Record, de propriedade de Edir Macedo; R$ 6 milhões pagos à CNT por quase metade da programação diária do canal; e valores investidos na RedeTV!, o total se aproxima dos R$ 60 milhões mensais, que são oriundos dos dízimos e ofertas que os fiéis levam à denominação.
A prometida personagem evangélica “mocinha” na novela Amor à Vida finalmente surgiu na novela escrita por Walcyr Carrasco.
A “conversão” da personagem Gina a uma igreja evangélica foi ao ar no último sábado, 02 de novembro, motivada por uma frustração amorosa.
Proibida por sua mãe, Ordália (personagem interpretada pela atriz Eliane Giardini), de manter seu romance com Herbert (José Wilker), Gina foi a um culto acompanhada de Maristela (Vera Mancini) e demonstrou ter ficado interessada pelo ambiente.
Recebida com o hino “Firme nas Promessas” pelos fiéis da igreja, Gina teve um diálogo com o pastor Efigênio (Gláucio Gomes) e acabou se convertendo em evangélica.
A promessa de uma personagem evangélica “mocinha” surgiu após críticas das fiéis telespectadoras da TV Globo às personagens caricatas que as novelas da emissora sempre apresentavam. Pedidos de pastores à direção da Globo por uma personagem “heroína” também motivaram a decisão de apresentar uma personagem condizente com o pedido.
A motivação de Gina para se tornar evangélica já havia sido adiantada por especialistas, que revelaram a intenção de Walcyr Carrasco em não quebrar a promessa de apresentar uma personagem que se converteria em evangélica.
Inicialmente essa personagem seria Valdirene, a periguete que, na busca por um marido rico, se frustraria e encontraria paz na fé cristã. Como a personagem fez enorme sucesso com o público, Carrasco e a Globo decidiram que seria bom manter o papel de Tatá Werneck como alívio cômico da trama.
Uma escola do ensino fundamental da cidade de Nova Jersey, leste dos Estados Unidos, causou polêmica ao proibir o uso da palavra “Natal” (“Christimas”, em inglês), em seu calendário de eventos de fim de ano, bem como banir a execução de músicas cristãs nos eventos que acontecem nessa época do ano.
De acordo o órgão de defesa da liberdade religiosa Alliance Defending Freedom (Aliança de Defensa à Liberdade ou ADF), a proibição foi justificada pela escola Bordentown Regional School District, que afirmou se tratar de um veto a qualquer conteúdo religioso que foi imposto a uma série de concertos musicais programados para dezembro.
Em todos os eventos anunciados pela escola, a palavra “Natal” foi substituída pelo termo “feriado” (“holiday”, em inglês) ou “evento de inverno” (“winter event”), visto que em dezembro é período de inverno na América do Norte.
Após a determinação feita por seus diretores de que músicas religiosas não podem fazer parte do programa de ensino fundamental, a escola recebeu uma cartar da ADF condenando tal atitude, por ser, segundo eles, contra a primeira emenda da constituição norte americana, que garante o direito à liberdade de expressão.
- As escolas não deveriam sequer pensar sobre permitir ou não que os alunos executem músicas natalinas. Os tribunais têm sustentado por unanimidade sua inclusão em produções escolares, mesmo quando as músicas lidam com temas cristãos, que naturalmente fazem parte dos festejos – explica Matthew Sharp, membro da ADF.
De acordo com o The Christian Post, a ADF afirma ainda em sua carta que a censura imposta pela escola foi conduzida pela falta de informação e solicita que os diretores voltem atrás em sua decisão. Segundo a entidade, a escola deve fazer valer a diversidade das crianças e manter as tradições familiares das festas de fim de ano.
Proibições desse tipo já ocorreram em escolas norte americanas em outros anos, como em 2004, quando Michael Stratechuk, processou o escolar Orange-Maplewood afirmando que uma proibição similar imposta pelas escolas Columbia High School e Maplewood Middle School, onde seus filhos estudavam, violou a liberdade de prestação de culto garantida pela Primeira Emenda.
Ainda não divulgada nenhuma resposta da Bordentown Regional School District à carta.
O pastor Walber Barboza, líder da Igreja Universal do Reino de Deus no Equador, protagonizou cenas constrangedoras durante uma reunião de trabalho com líderes de filiais da denominação no país.
Usando termos chulos e um tom de cobrança bastante ríspido, Barboza ameaça os pastores que participam da reunião com desligamento das funções em suas igrejas.
“Minha paciência esta esgotada aqui no Equador”, introduz o pastor. “Se os pastores não estão contentes pega cada um a sua mala e pode sair, porque a porta é a serventia da casa”, afirma.
Na sequência, o pastor reclama dos templos vazios, e afirma que os responsáveis pelas filias só se preocupam em atrair o povo em épocas da “quinzena”, dando a entender que se trata das datas de pagamento.
“[As igrejas estão vazias] porque os obreiros não tiram o rabo da cadeira e ficam só esperando entrar a quinzena, só tão esperando a hora do almoço, só esta esperando o dia de férias para viajar para ver a família, fica lá todo mundo coçando o saco na esquina da parede. Ora, eu quero que vocês saibam que a Igreja paga você, que a igreja te dá uma casa, que a igreja paga seu salário em dia é pra você trabalhar vagabundo. A catedral está vazia porque vocês ficam cozinhando o galo, vocês vão me pagar, vocês vão sair daqui e vão para última igreja do país, eu não estou ameaçando não, eu estou comunicando, porque eu não sou palhaço de vocês não”, esbraveja o pastor.
Na sequência, Barboza se queixa de questões da vida pessoal dos obreiros da igreja, falando sobre questões como casamento, sexo, planos familiares e sugere preguiça dos colaboradores: “Vocês auxiliares que só pensam em casar, porque você só pensam em sexo, só pensa no seu prazer… Eu vou te dizer que dia você vai casar… Então seu tarado toma banho de água fria e afoga tua paixão, porque vocês solteiros só tem pensado em mulher… Vinte anos na obra, a igreja sustentando, igual a um aposentado, porque aposentado não produz nada, só come da Segurança Social. E tá assim cheio de pastor no espírito de aposentado… Você que tem filho, eu não quero saber se você tem filho, a igreja não tem obrigação de sustentar teu filho, a igreja não tem obrigação de dar um quarto exclusivo para seu filho. As equatorianas tem um método, um modo que amarra os meninos com um negocio nas costas, até os macacos sabem carregar o filhote nas costas, a macaca fica pulando de árvore em árvore e o macaquinho ta lá agarrado. Você também vai fazer isso, quem mandou ter filho, quem mandou você ser carnal e sentimental e ter uma criança?”
Assista:
Repercussão
O Gospel+ procurou a Igreja Universal para comentar sobre o vídeo. As declarações do pastor repercutiram negativamente em toda a internet, e a direção da Universal no Equador se posicionou repudiando a postura de Walber Barboza, que terminou publicando um vídeo com pedido de desculpas públicas.
“Reconheço que me excedi, proferi frases estúpidas. Minha intenção era positiva, de ensinar e motivar os pastores. Mas sei que, no calor do momento, fui infeliz na escolha e tom das palavras. Peço perdão a todos os que ofendi e constrangi. A Universal tem pressa de ajudar o povo do Equador e essa intenção não foi bem comunicada por mim”, afirmou o pastor.
Veja o vídeo publicado por Barboza:
Leia a íntegra da nota da Igreja Universal sobre o assunto:
A Igreja Universal do Reino de Deus do Equador tomou conhecimento de episódio ocorrido em 25/9/2013, durante reunião de trabalho entre o pastor Walber Barboza e outros pastores.
A Universal do Equador lamenta a conduta do pastor Barboza, que dirigiu frases infelizes e agressivas aos presentes, e repudia suas afirmações, ditas por ele em nome próprio, jamais pela instituição.
No Equador, assim como nos quase 100 países onde está presente de modo formal, a Universal preza e exige de seus bispos, pastores e obreiros o comportamento respeitoso e cordial que cada qual merece.
Em sintonia com as orientações da Direção Espiritual da Universal, a igreja do Equador já tomou as providências cabíveis para que acontecimento como esse nunca mais se repita.
O pastor Barboza encaminhou pedidos de desculpas formais a todos os presentes e à Universal.
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Perguntada sobre o porque está retirando do ar as cópias do vídeo no Youtube, a denominação afirmou que “a igreja não se manifesta sobre procedimentos judiciais e administrativos em curso”.
Sinceramente quando eu penso que já havia visto de tudo, sou surpreendido por mais uma heresia "IURDIANA".
Pois é, no BLOG de um dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus é possível encontrar um convite a oração pelos mortos. (Veja aqui)
496 anos depois da Reforma Protestante uma igreja dita "evangélica" comete a aberração de interceder pelos defuntos.
Prezado amigo, infelizmente, essa equivocada doutrina católica está ganhando adeptos entre os evangélicos, que por desconhecerem as doutrinas fundamentais das Escrituras comportam-se de forma absolutamente antagônica ao ensino bíblico.
A prática de orar pelos defuntos iniciou-se por volta do 5º século (d.c), quando a igreja passou a dedicar um dia especifico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, onde se celebrava a morte de todos que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.
Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina também, que o fato de toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender de que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.
Para os católicos romanos a referência bíblica que fundamenta esta prática encontra-se em 2 Macabeus 12.44. Entretanto, nós protestantes, não reconhecemos a canonicidade deste livro e nem tampouco a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas e sim as doutrinas das Sagradas Escrituras.
Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).
Ora, do ponto de vista bíblico é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma nós como cristãos devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus.
Quem ama colore o vento, perfuma o sol, tempera as horas. O amor forja afeto, previne cinismo, fortalece benignidade. Amantes não se contentam com o cogitum definindo nossa humanidade. Imersos na graça, eles são sentimento puro. Os afetuosos, arbitrários na generosidade, transpõem os limites da lei. Discrição e amor partilham da mesma estrada. Afáveis conseguem se tornar mais eloquentes do que a solidão que tenta emudecê-los. O amor é maior que a fé, mais vigoroso que a esperança e mais contundente que a racionalidade.
Quem ama, espera e suporta a tortura das ausências. Saudade é nome para o buraco que o tempo cavou na alma e não encontrou quem o preenchesse. Amantes são ingênuos. Deixam-se enredar e mal sabem que os cordéis do amor não se esgarçam facilmente. Ao desdenharem do suplício de serem abandonados, padecem em alpendres, diante de álbuns, nos cheiros. Nos atos falhos da alegria, o ternos nivelam o fosso em que se meteram devido a dor do abandono. O amor não se protege e nem protege.
Quem ama obedece sem ser ordenado, cumpre sem ser requisitado, aceita sem ser forçado. Quando disputam com o objeto do seu cuidado, não se importam em chegar por último – embora sejam sempre vencedores. O amor cria vassalos altaneiros. Reis e rainhas se vulnerabilizam, próximos do filho, filha, da irmã, da noiva. Eles abrem mão de prerrogativas reais que os autorizariam usar força. Amar é ceder lugar, dividir jugo, lavar pés.
Quem ama perde medo. Os afetuosos desdenham o que ameaça seus sentimentos: tempo, abismo, acaso. Para quem ama, o ócio nunca parece pecado. Os afáveis consideram ganho, uma tarde na beira da praia para ver o por-do-sol, uma semana entre os pobres ou um mês investido entre dependentes químicos. Doar-se em alguma clínica odontológica no coração da África nunca é sacrifício.
Quem ama transgride. Os amigos são paradoxais. Pelo objeto do amor, desdizem o que um dia afirmaram categoricamente. Rasgam a lei para evitar um apedrejamento - se necessário, até a divina. Misericordiosos, perdem o receio de passar por tolos. Não têm vergonha de abraçar a prostituta indigna, de perdoar o ladrão contumaz, de apostar no covarde ou de repartir a ceia com o traidor.
Quem ama sofre. Amor e paixão partilham de uma mesma raiz. Não existem amantes tranquilos. O amor abre frestas em armaduras. No verbo amar, descansa a recusa de manipular. Os amorosos sonham com retornos pródigos. Nunca traem. Riscam a infidelidade de suas lógicas. Quem se atreve a amar se expõe a rejeições.
Amamos nossos filhos para que nos deixem um dia, nós os cobrimos de cuidados para prepará-los para a autonomia. Regozijamo-nos com suas alegrias, seus sucessos são os nossos, seus sofrimentos nos ferem pessoalmente. Ele não nos pertencem, não nos devem nada e vão nos deixar quando chegar o momento. Na fragilidade do homem pequeno, o amor lê sua própria fraqueza, seu caráter mortal: ele mesmo é uma delicada centelha de vida, pronta para ser acesa. Amar assim é consentir em perder o outro,mesmo que isso implique nossa infelicidade – nada é mais triste do que uma casa de família sem família -, é emancipá-lo de nossa custódia, não investi-lo do mandato impossível: a reciprocidade. ‘Ser amado é passar, amar é durar’ (Rilke)*.
Quem ama conversa com as estrelas. Para os que se entregam, as paredes ouvem. Só eles gostam de monologar diante de espelhos. Insistem em escrever cartas de amor ridículas – que jamais poderiam ser publicadas. Eles enxergam beleza em véus encardidos, folhas secas, águas paradas, prados amarelecidos, dias chuvosos, pardais cinzentos, grãos de mostarda.
Quem ama nota Deus no rosto do pobre. O amor torna qualquer ambiente agradável. O anjo da guarda, que rodeia os amantes, não voa e nem ostenta força. Sua missão consiste em zelar pelos corações compassivos. O amor é dom que precisa de proteção.
Quem ama conhece a Deus e é nascido de Deus.
Soli Deo Gloria
*Brucker, Pascal – O paradoxo amoroso, Editora Difel, São Paulo, p. 89
A busca do apóstolo Valdemiro Santiago por alternativas à Band e Canal 21 chegou à RedeTV!, com quem a Igreja Mundial do Poder de Deus teria fechado contrato para transmitir seus cultos em rede nacional nas manhãs de domingo.
A informação foi divulgada pelo site TN Online, e observa que o valor a ser pago pela igreja à emissora sediada em Osasco, na região metropolitana de São Paulo é de R$ 4 milhões.
Segundo o mesmo site, o vice-presidente da Mundial, Denis Munhoz, teria anunciado no culto do último domingo, que ainda foi transmitido pelo Canal 21, que a nova programação da denominação seria veiculada na RedeTV. Nem emissora nem igreja se manifestaram sobre a divulgação da notícia de forma oficial.
Valdemiro Santiago admitiu recentemente que perdeu os contratos com o Grupo Bandeirantes para a Igreja Universal do Reino de Deus. As especulações, veiculadas por diversos portais de notícia, são que o rompimento aconteceu devido a atrasos no pagamento das mensalidades, que teriam chegado a R$ 21 milhões.
A crise financeira da Igreja Mundial teria sido causada por desvios de dízimos e ofertas. Recentemente, bispos e pastores foram afastados por Valdemiro Santiago, e um novo responsável pelas finanças da igreja foi empossado.