Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

[COLUNA] Você tem fome de quê? - Por Euriano Sales


Certa vez Jesus reuniu vários de seus seguidores em um monte e lhes ensinou sobre o que é ser feliz. Entre tantos motivos de felicidade, no capítulo 5, verso 6 ele diz que bem aventurado serão os que tem fome e sede de justiça, pois esses serão satisfeitos.

Mas o que é ter fome de justiça?

Justiça, segundo o dicionário (priberan), é a prática e exercício do que é de direito. Ter fome e sede de justiça é querer alimentar-se do que é direito. Querer justiça é querer o que é seu de direito e fazer justiça é defender o direito de alguém.

Muitas vezes vejo as pessoas tratarem justiça de uma forma equivocada, confundindo justiça com vingança, porém quem faz isso não está sendo bem-aventurado, pois no mesmo capítulo, no verso 39, Jesus disse que quando te baterem em uma face, ofereça a outra.

Tem pessoas que ao passar por algo injusto, clamam a um Deus vingador que lhe trará uma vitória com sabor de mel.

Será mesmo essa a justiça que Deus se refere?

Em diversas passagens bíblicas, quando lemos sobre fazer justiça, também lemos sobre misericórdia, que segundo o dicionário significa compaixão pela desgraça alheia.

Miquéias 6:8
“…por acaso o Senhor exige de ti alguma coisa além da prática da justiça, amor a misericórdia e que andes em humildade com Deus?”

Zacarias 7:9
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’.”

Provérbios 31:8
“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.

Jeremias 22:3
“Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar.”

Nessas quatro passagens do antigo testamento vemos claramente o tipo de justiça que Deus espera que façamos, uma justiça em favor dos vulneráveis.

No novo testamento Jesus não deixou de lado a preocupação do antigo testamento por justiça. No sermão do monte, logo após falar sobre fome e sede de justiça, ele continua dizendo que “Bem-aventurados são os misericordiosos, pois obterão misericórdia.”

Ainda no sermão do monte, Jesus dá uma pista de que a Justiça e misericórdia são tratadas da mesma forma, quando ele diz que a prática da misericórdia são obras de justiça. (c.f. Mt 6:1)

Jesus viveu, comeu e andou com pobres, ensinou aos pobres e curou os pobres. Na parábola dos talentos (Mt 25) ele se faz de pobre e afirma que teve fome, sede, precisando de roupa e de abrigo, e que aqueles que fizeram por algum necessitado a ele foi feito e merecem o reino de Deus.

Jó, o homem temente a Deus, temia ser castigado por Deus se em algum momento de sua vida ele deixou de ajudar a quem precisava:

“Se não atendi aos desejos do pobre, ou se fatiguei os olhos da viúva, se comi meu pão sozinho, sem compartilhá-lo com o órfão… se vi alguém morrendo por falta de roupa, ou um necessitado sem cobertor… que o meu braço descaia do ombro, e se quebre nas juntas. Pois eu tinha medo que Deus me destruísse, e, temendo o seu esplendor, não podia fazer tais coisas.” Jó 31:16-23

Deus é um Deus que ama os necessitados, cuida dos vulneráveis, e espera contar conosco para que isso aconteça.

Você tem fome de quê? Justiça não é fome de vingança, justiça é fome de compaixão.

“Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo, pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram.

Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. Mateus 25:34


Euriano Sales- Um cearense, cabra macho, publicitário, apaixonado por literatura de cordel e louco por Jesus, a quem considera ser seu redentor, salvador e o maior diretor de criação que já houve em todo universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário