Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

[COLUNA] Rede Social Não é Rede de Pesca

Fala galera! Voltando a escrever depois das férias pra falar sobre um dos temas que apresentei no Conectare. Sexta e sábado passados tive a oportunidade de participar desse evento ouvindo grandes nomes da internet e dando também uma pequena contribuição sobre nossa experiência com esse blog e meu trabalho em redes sociais. O principal tema tratado foi evangelismo na internet, e é sobre isso que quero escrever agora. Tenho uma opinião que não é muito falada por nós cristãos em relação a web, pelo menos por onde eu vou. Acredito que muitos até concordem, mas não a defendemos como deveríamos pela empolgação de usar a internet para o reino e como meio de alcançar vidas. Mas vamos lá, pensar e repensar nossas ações nas redes sociais é preciso. Melhorar sempre e aprender com erros e acertos nos fará glorificar ainda mais nosso Deus. Por isso, essa foi a frase de destaque de um dos meus slides:

“Nunca espere por conversões através do seu conteúdo na internet. Se isso acontecer, glória a Deus, mas redes sociais não são o local ideal para isso. A igreja local o é.”

Começaremos pelo óbvio. Evangelizar significa expor o evangelho. Simples assim. Mas isso me leva a dois pensamento. Não significa que fazemos isso apenas falando e muito menos apenas para pessoas que ainda não creem em Jesus. Temos várias formas de exercer o mandamento do ide e anunciar o evangelho. Podemos fazer isso cantando, amando, brincando, através dos esportes, do teatro, com desenhos, vídeos, pinturas e várias outras expressões de arte ou atividades humanas. Temos essa liberdade e criatividade dadas por Deus. Mas esse mesmo Deus escolheu um meio propagador principal para sua mensagem. A pregação da Palavra. Nós precisamos falar e falar sobre o que as Escrituras dizem. A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17). A primeira lição que tiro disso é que a internet nunca poderá substituir sua boca. Mesmo que você grave vídeos, sua boca pessoalmente transparece sua vida, não o avatar que você usa na web. E é por isso que digo sem medo de errar: amo as redes sociais, mas aqui não é lugar de colocar todos os meus esforços pelo evangelho. Não é lugar nem para a metade deles. Não espere que ninguém se converta pelo que você faz aqui, mesmo crendo que isso pode acontecer.

Outro ponto importante é lembrar que crentes em Jesus, novos na fé ou não, precisam ser evangelizados constantemente. Por evangelho falo aqui como a mensagem pura da cruz. O que Jesus fez por nós, o plano, motivo, meios, causa e consequências. Todo cristão precisa manter seus olhos, mente e coração fixos na obra de Jesus e é papel da igreja, dos pastores e dos irmãos nos ajudar a manter o foco nisso. Nosso coração pecaminoso tende a esquecer disso. Agir com ingratidão. Perder a alegria e satisfação na salvação. E assim somos levados a todos os tipos de pecado e enfraquecimento da fé. Por isso precisamos pregar o evangelho a crentes. E cada vez mais aprofundarmos o assunto. Ao longo da caminhada precisamos conhecer mais e mais sobre cada aspecto da obra de Jesus. Ver o detalhes do que Ele realizou e entender a importância do plano soberano de Deus. Doutrinas e teologia bíblicas precisam ser ensinadas e aplicadas a nossas vidas. Quando vasculhamos a profundidade do conhecimento bíblico sobre a obra de Jesus o evangelho flui poderosamente para crentes e todos os outros que estiverem em nosso meio. Por isso quero terminar dizendo o seguinte:

“Evangelismo tem dois grandes caminhos. Expor o evangelho aos que não creem e expor o evangelho aos que creem. A internet é uma ferramenta ideal para o segundo caminho, mas também útil para o primeiro.”

Podemos usar as redes sociais para alcançar vidas. Creia no poder do evangelho e que a palavra nunca volta vazia. Jogue a semente, mas nunca espere e nem queira que alguém se converta pela internet. Mesmo sabendo que isso pode e vai acontecer. Nunca substitua a igreja offline pela online. Rede social não é rede de pesca. A igreja local e física é! Buscar e cuidar desses peixes nunca estará nas mãos da tecnologia. Se você quer fazer um grande trabalho por aqui trabalhe para edificar a igreja de Jesus. Fazendo isso, tenha certeza que você também alcançará outras pessoas. E lembre-se, sempre aponte para Jesus e para a igreja de Jesus. Não existe congregação em blog ou Facebook.
 
 
Fonte: Evangelho Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário