Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

[CRÔNICA] Olhando pelo Ponto de Vista de Deus - Por Jonathas Passos

Correria por todos os lados... Trânsito infernal... Preocupações sobre o futuro... E sobre o presente. Em meio a tanto alvoroço, procuramos aquela pequena parcela de paz que todos nós ansiamos e às vezes não encontramos. Buscamos até mesmo o silêncio em meio a toda a confusão que nos cerca, em meio as palavras que não queremos ouvir, em meio aos sons de que não conseguimos fugir. Passamos a maior parte de nossas vidas fora de casa, fora do trabalho, da escola ou da faculdade, na grande parcela dos dias vemos o tempo passar nas ruas. 

Ah, as ruas. Se pararmos para refletir, este é o lugar em que mais estamos expostos a tudo, é lá que podemos observar fatos lindos ou tórridos, é lá que podemos sentir emanar das pessoas os sentimentos mais amáveis, caracterizados pelo mais simples gesto de bondade de dar seu lugar à alguém que precisa mais que você, assim como os sentimentos mais odiáveis, como uma exploração absurda do amor, quando uma mãe faz um filho pedir para que só ela se satisfaça. Por mais que tentemos fugir, nunca conseguimos, porque nós estamos lá, somos parte integrante daquele ambiente.

Só que infelizmente, porque é característica humana, se no final do dia nós pararmos para pensar em tudo aquilo que vimos e presenciamos nas ruas, nossa mente só vai nos trazer os acontecimentos tórridos, ruins e desagradáveis. Podemos tentar racionalizar e dizer que é lógico que isso aconteça porque em nossa trajetória diária nós vemos mais fatos ruins do que bons. Contudo, talvez o erro esteja no direcionamento do nosso olhar, porque os fatos bons estão lá, eles também aconteceram, mas o que tem mais chamado nossa atenção?

Recordo-me agora de um corinho que aprendi quando era criança que diz:

“Cuidado olhinho no que vê, o Salvador do céu está olhando pra você, cuidado olhinho no que vê.”

Sempre pensei, quando criança, que deveria fechar os olhos e não ver aquilo que desagradava a Deus, mas depois aprendi que devo, assim como Paulo diz: Observar tudo e reter o que é bom. Nesse texto ele nos ensina o que temos que enxergar e como temos que realmente observar e é desse jeito que conseguiremos aquela pequena parcela de paz que falamos no início.

Assim como Jesus no texto de Mateus 6:25-29, que possamos contemplar as coisas boas, lindas, belas e não as desagradáveis. 

Que possamos sempre olhar a vida pelo ponto de vista de Deus.


Por Jonathas Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário